Viva uma experiência única! Garanta seu ingresso!
Santa Catarina em breve contará com um novo destino religioso: o Complexo de Nossa Senhora de Lourdes e do Louvor, em construção em Ituporanga.
Localizado no Alto Vale do Itajaí, a cidade com mais de 25 mil habitantes é conhecida como a Capital Nacional da Cebola, e agora, além da produção agrícola, investe para receber turistas interessados em conhecer a religiosidade presente na região.
Idealizada pelo empresário ituporanguense Silvio Prim, a estátua de Nossa Senhora de Lourdes foi um presente ao município e uma homenagem à santa, de quem é devoto. Com destaque para monumentos gigantes, o local contemplará obras em uma área de 25 mil metros quadrados, e apreciação para todas as religiões.
A estátua de Nossa Senhora de Lourdes foi finalizada no primeiro semestre de 2021. Com 40 metros de altura e 300 toneladas, figura entre os maiores monumentos religiosos do país. A base da Santa está apoiada em uma capela que servirá como oratório e espaço para adoração.
Ao lado da estátua, outra grandiosa construção faz parte do Complexo. A Cruz do Louvor é a primeira Cruz Panorâmica do Mundo. Com 50 metros de altura, um elevador panorâmico e os braços com plataformas de vidro que servirão de mirante para a contemplação das belezas naturais do local e também aproximação ao rosto da Santa.
Outro destaque do Complexo é a construção do maior Terço suspenso do mundo. O monumento terá 40 metros de altura e contará com uma estrutura moderna e rica em detalhes. Os visitantes poderão ainda renovar a fé, subindo aproximadamente 500 degraus que fazem parte da escadaria que é um dos acessos ao Complexo. Nela estão distribuídas as estátuas dos 12 apóstolos, da Boa Samaritana e Jesus Cristo.
Antes mesmo de ser finalizado, o Complexo Turístico de Ituporanga já é reconhecido por Lei como local de turismo religioso de SC. A expectativa é que com a abertura para visitações, o que deve ocorrer entre os meses de junho e julho de 2022, o local passe a receber em média 15 mil visitantes por mês.
Para acomodar todos os visitantes, Ituporanga vem passando por um intenso processo de reestruturação de todo o setor turístico. O carro-chefe das atrações será o novo Complexo, mas lugares já conhecidos, como o Parque da Cebola, Igreja Matriz, o Seminário São Francisco de Assis, grutas e igrejas do interior seguem na rota.
O turismo rural também é um atrativo que Ituporanga quer oferecer para os visitantes. Por meio do programa Caminhos do Campo, famílias que vivem no campo podem ter mais uma possibilidade de renda.
A administração municipal acredita que a cidade, que já possui um forte chamamento turístico, tem no Complexo e na reestruturação do município a chance de se lançar como destino religioso e rural não apenas para os visitantes do estado, mas também de todo o Brasil e até mesmo do exterior.